top of page

Energia Fotovoltaica

imagem final.png

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão. Ela é produzida a partir da radiação solar, representando uma energia limpa e renovável.

E como funciona o sistema fotovoltaico?

 

A luz do sol é absorvida pelas chamadas células fotovoltaicas, pequenas estruturas que formam os painéis solares que são afixados em locais onde haja maior incidência solar. Essas células são formadas de silício (Si), um dos elementos químicos mais comuns no planeta e ótimo semicondutor. 

 

A luz que chega nas células fotovoltaicas é carregada de fótons, partículas que são constantemente irradiadas a partir do sol. Os fótons reagem com essas células e estimulam os elétrons presentes no silício, fazendo com que estes se movimentem. A eletricidade é gerada a partir deste deslocamento dos elétrons, num fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico.

Assim, a energia fotovoltaica produzida pelo painel solar é transmitida para um dispositivo chamado inversor solar, que transforma a corrente elétrica contínua (CC) em corrente alternada (CA). Desta forma, a eletricidade pode ser usada como parte integrante da rede elétrica local, por meio dos aparelhos eletrônicos, máquina de lavar, bomba de aquecedor solar e outros.

bottom of page